Como está seu sono?

 

 

7hd7wfcrfn_209dt1a8kg_fileComo está seu sono? 10 dicas para melhorá-lo! 

Após as férias e o carnaval, grande parte das pessoas retorna a suas atividades habituais. É necessário retornar a rotina: acordar cedo, ir para a escola ou para o trabalho, ter compromissos com horários, enfrentar o trânsito, usar mais o computador. Hábitos como dormir tarde e acordar tarde, que até então fazia parte da rotina das férias, precisam ser modificados. Para que o nosso organismo dê conta, precisamos nos readaptar a rotina e ao fim do horário de verão, incluindo a rotina e horários de sono. Mas como regular nosso sono após tantos dias de férias? Uma sugestão é retomar os hábitos na semana anterior ao início das férias, diminuindo os efeitos de sonolência durante o trabalho e agitação durante a noite.
O sono irregular pode causar diversos prejuízos ao nosso organismo como: alteração no humor, aumento de ansiedade, diminuição da produtividade, aumento de peso e até mesmo problemas cardíacos. 

A Ethos traz 10 dicas que auxiliam na regulação do sono: 

– Manter horário regular para ir dormir e levantar;
– Organizar o quarto para uma boa noite de sono: ambiente silencioso, limpo e sem luminosidade; 

– Ingerir alimentos leves, evitando cafeína ou bebidas alcoólicas pela parte da noite;
– Praticar exercícios físicos de preferência pela manhã;
– Evitar cochilos longos durante o dia;
– Não utilizar celular ou assistir televisão na cama;
– Deitar somente quando estiver com sono. 

– Procurar atividades que relaxam à noite, como ler 

– Evite dormir com a televisão ligada 

– Tomar banho à noite pode ajudar a relaxar 

Esses hábitos auxiliam no relaxamento do corpo e na associação da cama com o horário de dormir de modo que, após um tempo, você tenha sono ao entrar no quarto e não fique se revirando ansiosamente. Caso você tenha dificuldades frequentes para dormir (com durações acima de um mês) pode ser necessário buscar auxílio psicológico. A Terapia Cognitivo Comportamental tem se mostrado eficaz no tratamento de insônia e distúrbios do sono. O acompanhamento regular com o terapeuta ajuda você a diminuir a ansiedade e encontrar estratégias para dormir melhor.